sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

AS MISSÕES TRANSCULTURAIS

Por: Jânio Santos de Oliveira
Presbítero e professor de teologia da Igreja Assembléia de Deus Taquara - Duque de Caxias- Rio de Janeiro
janio-construcaocivil.blogspot.com



*
AS MISSÕES TRANSCULTURAIS (Jo 20.21)


A palavra missão vem do latim "missione", que por sua vez, vem do verbo latino "mittere", que significa "enviar".

Jo 20.21, "Disse-lhes, pois, Jesus outra vez: Paz seja convosco; assim como o Pai me enviou, também eu vos envio a vós". O verbo "enviar" no original grego é "apostellô", de onde vem a palavra apóstolo. O verbo na versão latina desta palavra, como já vimos, é "mittere" (missione). Portanto, a palavra "missão", significa o ato de "enviar" alguém para uma determinada tarefa.


Missão é tudo aquilo que fazemos na qualidade de enviados por Jesus, e que reproduz exatamente aquilo que Ele fez, enquanto esteve entre nós. Nesta noite, queremos falar sobre "Missões Transculturais", que nada mais é do que fazermos missões para além das fronteiras de nossa nação.

Não podemos falar sobre missão transcultural sem pelo menos tentar entender o que é cultura. Muitas vezes dizemos que fulano tem muita cultura porque ele ouve música clássica, gosta de teatro ou sabe usar todos os garfos e colheres que estão na mesa durante um jantar sofisticado. E dizemos que uma pessoa não tem cultura quando não se comporta de modo "civilizado". Cultura, no entanto envolve toda a criação humana. Ela é constituída do estilo de vida de toda uma sociedade, ou de um grupo especifico dentro da mesma.

Portanto, quando falamos de missão transcultural, estamos falando do esforço da Igreja em cruzar qualquer fronteira que separe o missionário de seu público alvo. Para se engajar na missão transcultural, você não tem que, prioritariamente cruzar barreiras político-geográficas. Porém, em nosso caso teremos que necessariamente cruzar barreiras mais conhecidas como a da lingüística, dos costumes, das etnias, das religiões, além das sociais e morais.

É difícil para muitos, falar sobre a tarefa da missão transcultural, quando muitas outras tarefas ainda continuam, diante da Igreja de Deus, por serem realizadas em nosso próprio contexto e local. Aquilo que é necessário ser feito localmente, tanto dentro como fora da igreja, demanda muito tempo e esforço das comunidades, acabando por ofuscar a visão das mesmas para a tarefa mais importante da Igreja, nesta virada de século e milênio, que é a evangelização transcultural.

Conseqüentemente, nós poderíamos dizer que o resultado desse tipo de atitude é que 25% da população mundial, ou seja, 1,5 bilhões de pessoas, nunca ouviram do evangelho sequer uma vez. Porém, se falarmos em número de povos, vamos descobrir que da tabela dos 11.874 povos, 3.915 deles nunca ouviram do evangelho. E o que dizer das 240 tribos indígenas brasileiras, das quais 126 não possuem presença missionária evangélica, enquanto que 06 têm situação indefinida. Será que estas pessoas não o direito de ouvir pelo menos uma vez na vida a mensagem de salvação?

É nesse sentido que a missão transcultural e/ou a evangelização transcultural deve ser a mais alta prioridade no evangelismo, hoje. Precisamos alcançar estes 1,5 bilhões de pessoas que estão distantes culturalmente de nós e que nunca ouviram as boas novas de salvação em Cristo Jesus. Tornar a igreja acessível para cada um desses povos e permitir que eles entendam claramente a mensagem e tenham condição de respondê-la positivamente é nossa missão.

O Deus da Bíblia é o Deus da História. Ele tem um propósito para ela. A Bíblia toda é clara quanto a isso e descreve este propósito do inicio ao fim. Se crermos que a Bíblia é a Palavra de Deus devemos crer necessariamente que missões transculturais é o programa de Deus, visto que de Gênesis ao Apocalipse ela nos revela o amor de Deus pelas nações da terra. (Gn.12:3b; Is.49:6; Apoc.5:9)

Acompanhe comigo este documento emitido e Produzido pela equipe de Missões da Assembléia de Deus Templo Central do Distrito Industrial de Maracanaú-CE Acesse: www.alistamento.rg.com.br


“MISSÃO TRANSCULTURAL Muito além de Jerusalém. At 1:8
25% OU 1,5 BILHÃO DE PESSOAS NUNCA OUVIRAM O EVANGELHO MUNDO: 6 BILHÕES DE PESSOAS 1.500.000.000 DE PESSOAS!
NO BRASIL SÃO 188 MILHÕES DE HABITANTES FONTE: IBGE
O NÚMERO DE PESSOAS NÃO ALCANÇADAS PELO EVANGELHO SÃO QUASE 8 VEZES O BRASIL
IMAGINE A CENA

Um templo no segundo país mais populoso do mundo, a Índia, cheio de flores e oferendas. Os fiéis chegam com seus sacrifícios e alimentos para o seu DEUS. O culto vai começar. Começam com hinos e louvores ao seu DEUS, como nós adoramos, eles adoram. Do jeito que ofertamos, eles ofertam. Como nós cremos nas bênçãos, eles também crêem. Tudo muito parecido, até o DEUS deles está vivo e eles também podem ter contato com o seu DEUS! Tudo muito normal, se o DEUS deles não começassem a sair por buracos nas paredes, um por cima dos outros, para receberem os louvores, beberem o leite da oferenda e entrarem em contato com seus adoradores. Que cena! Se o DEUS deles, irmãos, não fossem RATOS...


Isso mesmo! Aqueles bichinhos nojentos que vivem nos esgotos. Mas não se engane, nesse templo da Índia eles são os DEUSES, tão poderosos que os adoradores crêem que se comerem e beberem a mesma comida deles e, muitas vezes, ao mesmo tempo, terão benção para o resto da vida. Comem, bebem e se deitam com o seu DEUS. Quanto mais perto ficarem dele, melhor. E o pior, o número de adoradores cresce todos os dias, as crianças são ensinadas a fazerem o mesmo, e fazem...


Imaginaram essa cena desastrosa e cruel? Pois é, isso existe e ta acontecendo agora mesmo enquanto você lê esse texto.


Não seria egoísmo demais não querer que esses povos não sejam alcançados, como nós fomos algum dia? Se nós achamos absurdo o que fazem, e sentimos pena ou compaixão desses povos imagine então quantos outros mais estão nessa mesma situação de perdição e cegueira espiritual.


ISSO ESTÁ ACONTECENDO AGORA MESMO. É REAL!
JANELA 10/40

MISSÃO TRANSCULTURAL ALGUNS PERGUNTAM: POR QUE TEMOS QUE SAIR DAQUI PARA IR PARA LÁ? “ JÁ NÃO TEMOS PROBLEMAS DEMAIS PARA SE RESOLVER AQUI?”
AQUI JÁ EXISTEM VÁRIAS POSSIBILIDADES PARA SE ESCUTAR O EVANGELHO
JÁ EXISTEM IGREJAS EM QUASE TODOS OS LUGARES E PRA TODOS OS GOSTOS...
POR EXEMPLO: SÓ NO INDUSTRIAL TEM MAIS DE 7 IGREJAS (ASSEMBLÉIAS, BATISTA, ADVENTISTA, BETESDA, CATÓLICAS.)
AQUI AS PORTAS ESTÃO ABERTAS PARA O EVANGELHO, DIFERENTE DE MUITOS PAÍSES DO MUNDO RESPOSTA POR LÁ NÃO EXISTEM POSSIBILIDADES DE SE OUVIR
O EVANGELHO NÃO EXISTEM IGREJAS, NEM CRENTES, NEM AO MENOS ACESSO À BÍBLIAS!
MUITAS VEZES ELES NÃO TÊM ACESSO AOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO, COMO RÁDIO E TV OU SÃO MANIPULADOS PELO GOVERNO.
AS PORTAS AINDA ESTÃO FECHADAS PARA O EVANGELHO, OS GOVERNOS SÃO RADICAIS E NA MAIORIA DOS CASOS CONTRA A CONVERSÃO AO CRISTIANISMO!
E ESQUECEMOS QUE POR AQUI, SÓ NO NOSSO CAMPO, EXISTEM CERCA DE 1.000 MISSIONÁRIOS DISPONÍVEIS PARA A MISSÃO LOCAL ÀS VEZES ESCUTAMOS IRMÃOS QUESTIONANDO O ENVIO DE 9 MISSIONÁRIOS PARA A ÁFRICA
QUEM VAI AJUDAR A ESSES?
JESUS PERGUNTA: A QUEM ENVIAREI?
ENTÃO A MISSÃO LOCAL NÃO É MAIS FUNDAMENTAL? CLARO QUE É FUNDAMENTAL!
MAS NA MISSÃO LOCAL JÁ TEM MUITA GENTE BOA CUIDANDO DISSO LEMBREMOS QUE ELES NÃO TÊM NINGUÉM PARA FALAR DO AMOR DE DEUS, COMO ACONTECEU CONOSCO! QUEREMOS QUE TAMBÉM TENHA MUITA GENTE BOA CUIDANDO DA MISSÃO TRANSCULTURAL
NÃO SERIA EGOÍSMO DE NOSSA PARTE NÃO AJUDAR PARA QUE ELES TAMBÉM SEJAM ALCANÇADOS COMO NÓS FOMOS?
O TEMPO CHEGOU! A PRIORIDADE AGORA É ONDE NÃO EXISTEM NADA SOBRE A PALAVRA DE DEUS.


NÃO TÊM NEM A OPORTUNIDADE DE, COMO AQUI, ESCOLHER DE QUE LADO FICAR! ESTES POVOS ESTÃO ISOLADOS E DOMINADOS PELO MALIGNO.
COMO INVOCARÃO A QUEM NÃO CONHECECEM, MAS COMO CONHECERÃO SE NÃO OUVIRAM NEM FALAR, MAS COMO OUVIRÃO SE NÃO HÁ QUEM PREGUE, E COMO PREGARÃO SE NÃO FOREM ENVIADOS?... A FÉ VEM PELO OUVIR, E O OUVIR PELA PALAVRA DE CRISTO ( RM 10:14-17)
AJUDEMOS, POIS AO PROPÓSITO DE DEUS EM ALCANÇAR A TODOS OS POVOS DA TERRA, ATÉ OS CONFINS DA TERRA (AT. 1:8)
A MISSÃO LOCAL É FUNDAMENTAL, MAS A MISSÃO TRANSCULTURAL É URGENTE!
A PARTIR DE AGORA PENSEMOS NISSO TODOS OS DIAS. COLABOREMOS TAMBÉM PARA QUE TODOS TENHAM A OPORTUNIDADE DA SALVAÇÃO POR NOSSO SENHOR JESUS CRISTO. AMÉM!”


I - MISSÕES TRANSCULTURAIS NO V.T.
1. O chamado de Abraão foi um chamado transcultural, já que ele deveria deixar seu país e peregrinar num país estrangeiro, Gn 12.1-3, "1 Ora, o Senhor disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei. 2 E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção. 3 E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra".

- Abraão deveria deixar a terra de seus pais e partir para outra terra. Por meio dele todos os povos seriam abençoados. Foi neste aspecto que Abrão, teve seu nome mudado para Abraão (Pai de muitas nações), Gn 17.4-5, "4 Quanto a mim, eis a minha aliança contigo: será o pai de muitas nações; 5 E não se chamará mais o teu nome Abrão, mas Abraão será o teu nome; porque por pai de muitas nações te tenho posto".
2. A obra de Cristo na cruz, que atingiu não somente os judeus, mas todos os povos, é chamada de "benção de Abraão", Gl 3.13-14, "13 Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro; 14 Para que a bênção de Abraão chegasse aos gentios por Jesus Cristo, e para que pela fé nós recebamos a promessa do Espírito".

- Todos os que abraçam a fé, são filhos de Abraão, Gl 3.6-7, "6 Assim como Abraão creu em Deus, e isso lhe foi imputado como justiça. 7 Sabei, pois, que os que são da fé são filhos de Abraão".

3. Porém no transcorrer da História, quando Israel teve que transportar a fé para outras nações, guardou-a para si e como acontece com toda benção guardada, ela apodreceu como o maná, guardado para o dia seguinte. Ainda foi pior; Israel importou de outras nações as suas maldições na forma de ídolos, sistemas legais e modelo de organização social.

4. Um dos exemplos clássicos de "missões transculturais" é chamado de Jonas, Jn 1.1-3, "1 E veio a palavra do Senhor a Jonas, filho de Amitai, dizendo: 2 Levanta-te, vai à grande cidade de Nínive, e clama contra ela, porque a sua malícia subiu até à minha presença. 3 Porém, Jonas se levantou para fugir da presença do Senhor para Társis. E descendo a Jope, achou um navio que ia para Társis; pagou, pois, a sua passagem, e desceu para dentro dele, para ir com eles para Társis, para longe da presença do Senhor".

a. Israel desenvolveu uma postura de exclusividade em relação a Yavé, como se fosse propriedade sua. Jonas se constitui no exemplo mais claro desta postura. Convocado por Deus para levar a mensagem de arrependimento aos Ninivitas preferiu fugir em direção oposta.

b. Depois de terríveis desventuras, ele cumpre a ordem divina, porém, em seu coração, ele acalentava o desejo de que Deus não deveria usar de misericórdia com aqueles pagãos. Pois, quando Deus perdoa o povo de Nínive, Jonas fica frustrado:

b.1. Jn 3.10, "E Deus viu as obras deles, como se converteram do seu mau caminho; e Deus se arrependeu do mal que tinha anunciado lhes faria, e não o fez".
b.2. Jn 4.1-5, "1 Mas isso desagradou extremamente a Jonas, e ele ficou irado. 2 E orou ao Senhor, e disse: Ah! Senhor! Não foi esta minha palavra, estando ainda na minha terra? Por isso é que me preveni, fugindo para Társis, pois sabia que és Deus compassivo e misericordioso, longânimo e grande em benignidade, e que te arrependes do mal. 3 Peço-te, pois, ó Senhor, tira-me a vida, porque melhor me é morrer do que viver. 4 E disse o Senhor: Fazes bem que assim te ires? 5 Então Jonas saiu da cidade, e sentou-se ao oriente dela; e ali fez uma cabana, e sentou-se debaixo dela, à sombra, até ver o que aconteceria à cidade".

c. Jonas representa um quadro exato da história do povo de Deus no A.T., que interpretava as bênçãos divinas como se fosse exclusivamente suas. Isto é um exemplo de egocentrismo, que anula qualquer empreendimento transcultural.

II - MISSÕES TRANSCULTURAIS NO N.T.
1. A Grande Comissão, Mt 28.18-20, "18 E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra. 19 Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; 20 Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém".

2. Quando Jesus veio ao mundo, seu povo estava mergulhado no etnocentrismo (tendência para considerar a cultura de seu próprio povo como a medida de todas as demais). Um exemplo disto, está claro, quando Ele pregou na Sinagoga de Nazaré, onde viveu. Quando mencionou algumas bênçãos de Deus a certos gentios no V.T., houve uma grande revolta de seu povo,

- Lc 4.21-29, "21 Então começou a dizer-lhes: Hoje se cumpriu esta Escritura em vossos ouvidos
22 E todos lhe davam testemunho, e se maravilhavam das palavras de graça que saíam da sua boca; e diziam: Não é este o filho de José?
23 E ele lhes disse: Sem dúvida me direis este provérbio: Médico, cura-te a ti mesmo; faze também aqui na tua pátria tudo que ouvimos ter sido feito em Cafarnaum.
24 E disse: Em verdade vos digo que nenhum profeta é bem recebido na sua pátria.
25 Em verdade vos digo que muitas viúvas existiam em Israel nos dias de Elias, quando o céu se cerrou por três anos e seis meses, de sorte que em toda a terra houve grande fome
26 E a nenhuma delas foi enviado Elias, senão a Sarepta de Sidom, a uma mulher viúva.

27 E muitos leprosos havia em Israel no tempo do profeta Eliseu, e nenhum deles foi purificado, senão Naamã, o sírio

28 E todos, na sinagoga, ouvindo estas coisas, se encheram de ira.

29 E, levantando-se, o expulsaram da cidade, e o levaram até ao cume do monte em que a cidade deles estava edificada, para dali o precipitarem".

3. Por esta razão, Jesus insistiu na Grande Comissão dada aos seus seguidores, todos judeus (os discípulos). Através desta Grande Comissão, o evangelho deveria ser anunciado a todas as nações, conforme vimos em Mt 28.18-20. O termo "nação", vem de "étnê", que pode ser traduzido por "culturas".

4. Porém o etnocentrismo, era tão forte que nem mesmo os discípulos entenderam o mensagem de At 1.8, "Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra".

- Entenderam que a mensagem era somente para os judeus que viviam espalhados na face da terra, At 11.19, "E os que foram dispersos pela perseguição que sucedeu por causa de Estêvão caminharam até à Fenícia, Chipre e Antioquia, não anunciando a ninguém a palavra, senão somente aos judeus".

5. A Questão dos Gentios.
a. Foi preciso que Deus desse um empurrão em Pedro, para que fosse à casa de Cornélio pregar o evangelho, At 10. Após o fato, Pedro foi chamado pela Igreja a fim de dar explicações, At 11.

b. O mesmo aconteceu com a primeira Igreja que se desenvolveu entre os gentios, A Igreja de Antioquia. Havia uma pressão tão forte sobre aqueles irmãos, sobre o fato de que antes de se tornarem cristãos, eram obrigados a se tornarem judeus, o que motivou o Concílio de Jerusalém, At 15.

6. Finalmente eles obedeceram a orientação do Espírito Santo, e o evangelho se desenvolveu livremente.

1. O risco que corremos hoje é o mesmo risco do etnocentrismo, ou seja, guardar somente para nós a Palavra da Vida.

2. At 1.8, deve ser aplicado em todas as regiões ao mesmo tempo.

3. É preciso orar, enviar e contribuir.


Estás tu assim fazendo? Devemos contribuir direta ou indiretamente para a promoção e engrandecimento do Reino de Deus aqui na terra; se assim fizermos estaremos apressando o retorno de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo para buscar o seu povo lavado e remido pelo seu precioso sangue.


Que o Senhor nos ajude e nos guarde em nome de Jesus, amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário