sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Aprenda as dicas de como matar ou manter um missionário

Por: Jânio Santos de Oliveira
Presbítero e professor de teologia da Igreja Assembléia de Deus Taquara - Duque de Caxias- Rio de Janeiro
janio-estudosteolgicos.blogspot.com



Meus amados e queridos irmãos em Cristo Jesus, a Paz do Senhor!

*
Parece até uma ironia! Pois jamais um cristão verdadeiro iria imaginar matando um missionário, mas, infelizmente é isso que a maioria está fazendo quando pratica o seguinte:

10 Maneiras práticas de como matar um missionário

1 – Comece deixando de orar por ele...

2 – Na igreja, passe a plantar fofocas e intrigas, a respeito dele, assim cada um se preocupará com banalidades e se esquecerá da obra a ser realizada...

3 – Se você for pastor, jamais pregue a respeito de missões, afinal este responsabilidade não é sua...

4 – Sinta muita vontade de escrever, mas nunca escreva, afinal você "não sabe" e "não tem tempo" !

5 – Se por acaso não resistir a tentação de escrever, escreva, mas sempre cobrando dele alguma coisa, por exemplo: quantas almas ganhou?

6 – Esqueça datas importantes, como o aniversário de nascimento dele, da esposa e dos filhos...

7 – Nunca demonstre seu amor por ele...

8 – Nunca envie uma mensagem de ânimo, afinal todo missionário é um "super crente" e, portanto, não precisa dessas coisas...

9 – Mantenha o seguinte pensamento: todo missionário precisa passar fome para atingir o "êxtase espiritual" como se ele fosse um guru indiano...

10 – Pare imediatamente de contribuir financeiramente, pois além das sua prioridades você já viu em algum lugar a expressão: "o missionário vive pela fé"... Se você acha muito trabalhoso praticar todas estas sugestões, então escolha apenas duas ou três e em breve o missionário estará morto

COMO OS CRISTÃOS INVESTEM O PRÓPRIO DINHEIRO?

AS PESQUISAS MOSTRAM QUE:

GASTAM mais com CHICLETES do que com MISSÕES

GASTAM mais com REFRIGERANTES E BALAS do que com MISSÕES

GASTAM mais com COSMÉTICOS DE LIMPEZA do que com MISSÕES

GASTAM mais com COMIDA SUPÉRFLUA do que com MISSÕES

GASTAM mais com ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO do que com MISSÕES

GASTAM mais com ROUPAS DE ETIQUETA do que com MISSÕES

UM ELETRODOMÉSTICO que um cristão compra à vista, na maioria dos casos CUSTA MAIS do que a oferta dada para MISSÕES DURANTE 5 ANOS por ele.

Os cristãos estão dando para MISSÕES, MENOS do que o valor equivalente a uma COCA-COLA diária.

Como podemos dizer que amamos a obra missionária, se MISSÕES é o nosso MENOR investimento? A questão é: vamos ou não DEIXAR DEUS nos usar?

PARA VOCÊ REFLETIR:

Certo fazendeiro vendo a necessidade e carência de sua comunidade pensou em fazer algo que amenizasse o sofrimento dos desfavorecidos, mas ao mesmo tempo viu que era impossível fazer tudo sozinho. Então ele resolveu reunir os fazendeiros vizinhos para expressar-lhes o desejo do seu coração.

Como realmente seria difícil para uma pessoa ajudar a tantas carentes;
assim, o meditar na proposta do fazendeiro, os outros se propuseram a fazer o seguinte:

A cada manhã, quando fossem tirar o leite, separariam um litro e o colocariam num tonel que estaria em um lugar de livre acesso a todos. No final do dia, ele pegaria o tonel e distribuiria o leite com a comunidade carente. A aprovação foi geral e todos seguiram para suas casas com o projeto de iniciarem o planejamento.

No dia seguinte, o fazendeiro colocou o tonel no lugar combinado e foi cuidar de seus afazeres. Ao findar do dia, para sua grande surpresa verificou que no tonel ao invés de leite estava cheio de água. O fazendeiro ficou perplexo, e nada compreendeu.

Então ele tocou o sino e reuniu todos os outros para descobrir o que havia ocorrido, pois esperava encontrar leite e não água. Ao perguntar aos fazendeiros, alguém levantou a mão e confessou que realmente ele tinha errado porque sabia que cada pessoa colocaria um litro de leite, e logo não faria diferença se ele colocasse um litro de água ou de leite. Mas todos pensaram a mesma coisa. Cada um esperava que o outro fosse cumprir a sua parte e ao final, todos, pensando nisso, colocaram água, ao invés de leite.

Não parece o mesmo paralelo quando se refere a ajudar em oração e no sustento missionário?
O resultado é: Missionários não são enviados; Nações não são conquistadas e 85.000 pessoas morrem a cada dia sem nunca terem ouvido a respeito de Jesus Cristo.

Você gostaria de ver esse quadro mudado?
Então lembre-se sempre:
Missões se faz...

Com as vidas dos que vão...

Com os joelhos dos que oram..

Com as mãos dos que dão.

Há 24.000 povos no mundo. Ainda faltam 8.000 para serem alcançados.
Há 6.287 línguas no mundo e 4.000 delas não tem nenhuma porção da Palavra de Deus.

Quer ver a sua igreja envolvida com a obra missionária?

Em que continente estão localizados a maioria dos países menos evangelizados do mundo ?
Aproximadamente quantos grupos étnicos no mundo ainda não foram alcançados pelo Evangelho ?
O que é a Cortina Verde ?

Bom, infelizmente se você não conseguiu responder a pelo menos duas destas perguntas, o seu grau de informação sobre missões esta na UTI. Como anda o envolvimento de sua igreja com a obra missionária no mundo ?

Existem várias maneiras de manter a sua igreja informada e envolvida sobre o que acontece no mundo missionário. Uma delas é a formação de um Conselho Missionário.

Mas o que é um Conselho Missionário ?

É um grupo de membros, sob a direção do corpo pastoral, que tem por objetivo orientar, mobilizar e administrar as decisões missionárias da igreja local.

O Conselho Missionário funciona como o órgão da Igreja que facilita o envolvimento da mesma com a obra missionária, seja na seleção e envio de missionários, ou no apoio e sustento de novas frentes.

Este grupo de pessoas empenha-se na tarefa de manter a igreja informada, e atualizada sobre o que está acontecendo no mundo, não apenas três vezes por ano durante as campanhas de missões, mas sim, semanalmente.

Para isto podem ser usados vários meios, e os próprios missionários com quem a igreja mantém contato funcionam como excelente fonte de informação.

Quais devem ser os objetivos do Conselho Missionário ?

1. Dar visão ao ministério de missões dentro da igreja;

2. Providenciar as ferramentas adequadas para um efetivo e crescente ministério de missões;

3. Funcionar como facilitador das decisões da igreja referentes a missões;

4. Sugerir critérios para envio e sustento de missionários;

5. Apoiar o corpo missionário da igreja, funcionando como elo entre o mesmo e a igreja.

Quem pode fazer parte do Conselho Missionário ?

Qualquer membro da igreja pode participar, entretanto existem alguns critérios que devem ser observados na escolha do membro. Os membros do conselho :

1. Devem ser cheios do Espírito Santo;

2. Devem ter visão missionária;

3. Devem ser treinados;

4. Devem ter mandato de pelo menos 3 anos, com renovações anuais. (Não há necessidade, em princípio, de existir restrições a reeleições de membros).

5. Devem ter consciência da importância da atividade do conselho missionário

Como trabalhar ?

Geralmente o CM trabalha divido em comissões de trabalho. Isto facilita a divisão de tarefas e focaliza áreas específicas a serem supridas. São algumas áreas importantes que devem ser cobertas :

a. Oração

• Objetivo: Despertar, motivar e manter um movimento de oração pró-missões.

• Atividades :

• Organizar reuniões e campanhas de oração para todos os membros da igreja.

• Preparar um calendário de oração, confeccionar a página de oração dominical da igreja, preparar e decorar a sala de oração dominical da igreja.

b. Promoção e Eventos Missionários

• Objetivo : Despertar e divulgar o movimento de missões na igreja, através de informações, congressos, campanhas e outros meios que proporcionem o envolvimento da igreja com a obra de missões.

• Atividades :

• Elaboração de boletins, confecção de cartazes e mapas, apresentação de gráficos e estatísticas, promoção de campanhas missionárias, organização do congresso de missões e conferências missionárias.

c. Assistência Ministerial

• Objetivo : Acompanhar o trabalho do corpo de missionários, providenciado-lhes a assistência necessária, facilitando o contato entre missionário e igreja, e vice-versa.

• Atividades :

• Catalogar e manter atualizado o banco de dados do corpo de missionários da igreja e apoiados pela igreja, promover a comunicação entre a igreja e o missionário, divulgar suas cartas, necessidades e pedidos de oração, corresponder-se e motivar a igreja a corresponder-se com seus obreiros, divulgar as datas de aniversário e endereços. Confeccionar e manter um mural missionário.

d.Treinamento

• Objetivos : Selecionar, orientar, treinar e acompanhar candidatos ao campo missionário.

• Atividades :

• Desenvolver um programa de avaliação e orientação do candidato através de literatura, seminários, participação em atividades da igreja, bem como em suas congregações. Estabelecer critérios para envolvimento do candidato com as atividades missionárias da igreja, proporcionando treinamento e atividades práticas.

e. Ensino e Estratégias de Missões

• Objetivo :

• •Ensino – Ajudar a igreja a conhecer profundamente as implicações da obra missionária e sua fundamentação bíblica.

• •Estratégias – Definir áreas-alvo em que a igreja irá concentrar seus esforços e estratégias que serão usadas para alcançar estas áreas.

• Atividades :

• Cursos e seminários de missões, aplicações de conteúdo missionário nas classes da E.B.D. e demais departamentos da igreja. Buscar informações sobre povos não alcançados, e áreas mais necessitadas. Pesquisar possibilidades de acesso e informações sobre culturas e costumes.

f. Finanças

• Objetivos : Levantar, planejar e controlar finanças para o sustento missionário.

• Atividades :

• Administrar o Fundo Missionário, promover a Oferta Missionária da Fé, motivar a igreja criando estratégias de envolvimento financeiro com a obra missionária.

Claro que isto é apenas o resumo das atividades deste conselho, e apenas o primeiro passo a ser dado. A simples criação deste, não tornará sua igreja um igreja missionária. Isto só começará a acontecer, quando em seu coração você se tornar um.

Lembre-se: Missões não é exclusividade de uns apenas, é de todos.

“O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei.” “Isto vos mando: Que vos ameis uns aos outros.” Jo 15.12,17

Que Deus nos abençoe, amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário